
Salomé Ratinho
Sobre
Salomé Ratinho é médica Pedopsiquiatra, casada e mãe de dois filhos.
Desde 2019 a residir no Alentejo, onde já desempenhou funções hospitalares clínicas e de coordenação, estando desde 2024 a trabalhar em projetos com os quais se identifica, assumindo em março a direção clínica da Escutamente, associando novas ideias ao trabalho já desenvolvido.
Salomé Ratinho é médica Pedopsiquiatra, casada e mãe de dois filhos.
Realizou a especialidade no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que incluiu experiência em internamento e serviço de urgência no Hospital D.ª Estefânia.
De 2019 a 2024, desempenhou funções hospitalares clínicas e de coordenação no Hospital Espírito Santo de Évora, tendo participado na Coordenação Regional de Saúde Mental do Alentejo, onde foi coautora do Manual de Orientações para o Desenvolvimento de Equipas Comunitárias, do Ministério da Saúde.
Tem uma pós-graduação em Psicoterapiacognitivo-comportamental na infância e adolescência e realizou o Curso Greenspan Floortime (abordagem e intervenção com crianças com alterações no desenvolvimento, da relação e da comunicação)
Realizou formação a médicos de outras especialidades, bem como psicólogos, enfermeiros, terapeutas e assistentes sociais. Tem tido um papel ativo na formação em temas de saúde mental com professores, educadores de infância, técnicos do sistema de proteção infantil e de instituições de acolhimento, igualmente junto da comunidade em geral, com famílias, crianças e adolescentes, em eventos de prevenção e promoção de saúde.
Foi oradora convidada em eventos científicos, escreveu um capítulo no primeiro Manual de Psiquiatria da Infância e Adolescência em português e publicou até ao momento dois livros infantis sobre temas de saúde mental – “Doutora, és uma criança?” e “A Beleza de Sentir Diferente”.
Como Diretora Clínica da Escutamente a Dra Salomé Ratinho afirma identificar-se com este projeto pois é uma equipa e um espaço totalmente dedicado a saúde mental e desenvolvimento, com todos os aspetos pensados ao detalhe, com boa articulação na equipa e vontade de intervir não só com os utentes, mas também na comunidade, de forma preventiva.
Formação
Especialidades
Mais Informação
Descreve-se como uma pessoa de trato simples, é apaixonada pela infância e por todo o potencial que tem visto na sua experiência com crianças e adolescentes que acompanhou em 10 anos de prática da especialidade
Apesar de ser natural de Mafra, abraçou a região do Alentejo e adora viver no campo, onde se sente verdadeiramente em casa.