
Ireneia Lino
Sobre
Ireneia Lino é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e conta com uma experiência de 25 anos no Serviço Nacional de Saúde (SNS). É Assistente Graduada de Medicina Interna e atualmente exerce o cargo de Diretora Clínica da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Évora.
Desenvolveu a sua atividade no Serviço de Medicina Interna do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) entre 2008 e 2024, sendo responsável por uma equipa médica e mantendo uma consulta regular de Medicina Interna, onde realizou mais de 2.400 consultas.
Paralelamente, desempenhou um papel de relevo na Unidade de Acidente Vascular Cerebral e no Serviço de Urgência, onde foi chefe de equipa durante vários anos nomeada pelo Conselho de Administração do HESE.
Com uma vasta experiência em emergência médica, foi médica operacional e coordenadora da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do HESE, organizando eventos de simulação de catástrofe e formação em emergência pré-hospitalar.
Durante o período de pandemia COVID-19, assumiu um papel de liderança na resposta hospitalar, coordenando uma das equipas de urgência e sendo responsável pela Estrutura Municipal de Apoio ao Hospital (EMAH), criada para aumentar a capacidade assistencial.
Nos últimos anos, destacou-se na implementação e gestão de projetos inovadores em saúde, sendo responsável pela Unidade de Hospitalização Domiciliária do HESE e pela criação do CRI@Home – o primeiro Centro de Responsabilidade Integrada de Hospitalização Médica em Casa a nível nacional.
A sua experiência em gestão hospitalar e coordenação de equipas multidisciplinares motivou-a a aprofundar os seus conhecimentos nesta área, levando à realização do Executive Master em Gestão de Unidades de Saúde pelo INDEG-ISCTE. Posteriormente, deu continuidade à sua formação com um Mestrado em Gestão de Empresas ministrado pelo ISCTE, onde aprofundou a aplicação dos princípios da gestão ao setor da saúde, com especial enfoque na sua experiência na implementação e liderança do CRI e na gestão de unidades assistenciais.
Autora e coautora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, abordando temas como acidente vascular cerebral, insuficiência respiratória, sépsis, emergências médicas e hospitalização domiciliária. Participou em cerca de 50 apresentações em congressos de relevância nacional e internacional.
A sua experiência abrange um vasto leque de áreas dentro da Medicina Interna, com enfoque na gestão de patologias complexas. Desenvolveu competências avançadas na gestão de múltiplas condições clínicas, nomeadamente doenças cardiovasculares, respiratórias, gastrointestinais, metabólicas, autoimunes e infeciosas, na reabilitação de doentes crónicos, hospitalização domiciliária e emergência médica.
O seu compromisso com a inovação, a qualidade assistencial e a proximidade ao doente fazem dela uma referência na sua especialidade.
Formação
Especialidades
Mais Informação
Autora e coautora de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, abordando temas como acidente vascular cerebral, insuficiência respiratória, sépsis, emergências médicas e hospitalização domiciliária. Participou em cerca de 50 apresentações em congressos de relevância nacional e internacional.